A MBE Worldwide (MBE) adquiriu a PrestaShop, uma plataforma de comércio eletrónico que permite aos comerciantes utilizar o seu canal de comércio eletrónico, em qualquer parte do mundo, beneficiando de uma plataforma personalizável e adaptável a cada mercado.

Em 2020, mais de 300 mil comerciantes geraram mais de 22 mil milhões de euros em vendas, através da plataforma e dos serviços de comércio eletrónico da PrestaShop.

“A PrestaShop e a sua equipa são de suma importância para a MBE. Ao combinar ‘átomos e bits’, vamos diferenciar ainda mais o nosso posicionamento único no mercado, o que vai permitir que a MBE se converta numa das principais plataformas mundiais de comércio eletrónico e de logística para empresas”, sublinha Paolo Fiorelli, presidente e diretor executivo da MBE Worldwide.

A MBE e a PrestaShop centram-se num segmento de clientes estratégico principal, as PME. A união de forças visa um potencial de crescimento significativo a nível geográfico e base comum de mais de 600 mil clientes na Europa (principalmente Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Polónia), e mais de um milhão em todo o mundo.

Alexandre Eruimy Diretor Administrativo PrestaShopAlexandre Eruimy, Diretor Administrativo PrestaShop

Por seu lado, Alexandre Eruimy, diretor administrativo da PrestaShop, que vai continuar a liderar a gestão da equipa e do negócio, refere que “a união com a MBE é uma oportunidade para a PrestaShop acelerar o seu crescimento com o apoio de um protagonista líder na indústria, permitindo-nos avançar na nossa posição de liderança na Europa e América Latina, conquistar novos clientes e proporcionar uma oferta de primeira linha totalmente integrada. A complementaridade destas duas companhias vai permitir que nos convertamos na plataforma de comércio global líder para o crescimento empresarial”. 

A MBE tem uma plataforma de soluções digitais de envio, armazenamento, impressão e de marketing. Em 2020, a MBE prestou serviços a mais de 700 mil clientes comerciais em todo o mundo, através de uma rede global de mais de 2800 centros de serviços em 53 países, com vendas em todo o sistema que superam os mil milhões de dólares (cerca de 883,5 milhões de euros).

A PriceWatersCoopers assessorou a MBE no processo de due diligence, a Sidley Austin LLC, Gide Loyrette Nouel e Chiomenti foram intervenientes na assessoria legal. Intesa Sanpaolo e Banco BPM atuaram como organizadores principais, correctores e subscritores obrigatórios na transação financeira para apoio à aquisição.

A PrestaShop e os seus acionistas foram assessorados pela banca de investimento Lincoln International, EY Strategy and Transactions como fornecedor do processo de due diligence e a Jones Day e Volt Associés como assessores legais da transação.