A partir de Janeiro de 2022, em França, será proibido utilizar qualquer tipo de embalagem de plástico para frutas e legumes.  O governo francês publicou uma lista de cerca de 30 frutas e legumes que terão de ser vendidos sem embalagens de plástico a partir de 1 de janeiro.

plastico uso unico

Courgettes, beringelas, pimentos, pepinos, batatas e cenouras, tomates redondos, cebolas e nabos, couves, abóboras, rabanetes, alcachofras, maçãs, peras, laranjas, kiwis, limão, citrinos, ameixas secas, melão, ananás e manga são apenas alguns dos vegetais e frutas que terão de ser comercializados com outros tipos de materiais de embalagem.

"Usamos uma quantidade escandalosa de plástico de uso único no nosso dia-a-dia. A lei da economia circular visa reduzir o uso de plástico descartável e impulsionar a sua substituição por outros materiais ou embalagens reutilizáveis e recicláveis", refere o ministério em comunicado.

A medida visa impedir a utilização de mais de mil milhões de embalagens de plástico de uso único por ano. A medida visa eliminar gradualmente o plástico e a proibição será alargada a todas as frutas e legumes até junho de 2026.