O Grupo Jerónimo Martins é a única empresa portuguesa entre os primeiros signatários do Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, lançado esta semana pela Comissão Europeia.

São 65 as empresas e associações que se reuniram para apoiar esta iniciativa desde o primeiro momento.

O Código de Conduta é uma das primeiras materializações da Estratégia do Prado ao Prato e enquadra as acções com que todos os intervenientes, da indústria alimentar aos operadores de food service e aos retalhistas, poderão comprometer-se voluntariamente para melhorar de forma tangível e comunicar o seu desempenho na área da sustentabilidade, quer em termos de operações próprias quer envolvendo a colaboração com os seus pares da indústria e outros stakeholders do sistema alimentar, como agricultores ou consumidores.

Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado de Jerónimo Martins, sublinha a importância deste Código de Conduta: “Estamos conscientes de que a Estratégia do Prado ao Prato é central ao Pacto Ecológico Europeu e reconhecemos todos os desafios inerentes rumo a um sistema alimentar sustentável. Reconhecendo a interdependência existente entre pessoas saudáveis, sociedades saudáveis e um planeta saudável, estamos profundamente comprometidos a contribuir positivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e, como tal, temos o prazer de integrar o primeiro grupo de signatários do Código de Conduta da UE sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, motivados também pela nossa convicção no poder da acção colectiva  de que esta iniciativa está imbuída”.

O Grupo submeteu quatro compromissos estratégicos, específicos para as suas Companhias que operam no espaço europeu:

 

  1. Promover a Saúde pela Alimentação
  • Em Portugal e na Polónia, garantir que, até 2023, pelo menos 90% dos produtos de Marca Própria não contêm corantes artificiais nos seus ingredientes diretos;
  • Em Portugal e na Polónia, garantir que, até 2023, pelo menos 90% dos produtos de Marca Própria não contêm potenciadores de sabor artificiais nos seus ingredientes diretos.
  1. Combater a poluição por plástico
  • Garantir que, até 2025, 100% das embalagens de Marca Própria de plástico são reutilizáveis ou recicláveis;
  • Até 2025, incorporar pelo menos 25% de conteúdo reciclado nas embalagens de Marca Própria de plástico;
  • Até 2025, reduzir em 10% o rácio de consumo de plástico por milhão de euros de vendas face a 2018.
  1. Combater o Desperdício Alimentar
  • Até 2030, reduzir em metade, face a 2016, o desperdício alimentar gerado pelas actividades das nossas Companhias, em linha com o objectivo 12.3 de Consumo e Produção Responsável dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
  1. Promover o Bem-Estar Animal
  • Até 2025, eliminar a venda de ovos frescos de Marca Própria que sejam provenientes de galinhas enjauladas.

Todos os compromissos já estão em curso e são formalmente publicados no website do Grupo e no seu Relatório & Contas.