Os ecobags, sacos para reciclagem da Sociedade Ponto Verde, estão agora disponíveis para venda na loja do Jardim Zoológico em Lisboa, e o valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal.

A iniciativa permite o acesso a equipamentos para separação das embalagens de forma cómoda e conveniente, já que a presença de um ecoponto doméstico nos lares aumenta exponencialmente a participação na reciclagem.

O objetivo desta ação é claro: facilitar a aquisição de um equipamento para separação das embalagens a um valor acessível e ainda com o contributo para proteção da vida animal. Juntamos duas causas, a da proteção ambiental e animal”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

A novidade foi revelada no Dia Internacional da Reciclagem e a Sociedade Ponto Verde revelou que conta já mais de 9 milhões de toneladas de embalagens enviadas para reciclagem, no ano em que celebra um quarto de século.

Am 2020, a recolha seletiva de embalagens em Portugal aumentou 13% face a 2019, com um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem. O equivalente a desviarmos dos aterros, em cada hora, embalagens com o peso de 8 elefantes.

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens.