A Tetra Pak anunciou o compromisso de alcançar zero emissões de GEE na totalidade da sua cadeia de valor até 2050, e para isso pretende alcançar zero emissões líquidas de carbono nas suas operações até 2030.

A empresa estabeleceu objetivos de redução de emissões alinhados com a meta de 1,5°C, de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBT), nos âmbitos 1, 2 e 3.

Tetra Pak  - Painéis Solares

Lars Holmquist, Vice-Presidente Executivo de Soluções de Embalagem e Operações Comerciais da Tetra Pak, afirma o seguinte: “Não nos poderíamos permitir um menor esforço, em face do maior desafio ambiental alguma vez enfrentado pelo planeta”.

Para alcançar o propósito, a empresa vai centrar-se nas seguintes áreas-chave:

  • diminuir as emissões relacionadas com o consumo de energia;
  • associar-se a fornecedores e outras partes interessadas ao longo da cadeia de valor, de forma a reduzir significativamente a pegada de carbono;
  • acelerar o desenvolvimento de embalagens e equipamento mais sustentáveis e auxiliar os clientes a alcançar os seus objetivos de redução de emissões;
  • desenvolver cadeias de valor de reciclagem sustentável, através da colaboração com clientes, empresas de gestão de resíduos, empresas de reciclagem, municípios, associações industriais e fornecedores de equipamentos.

De acordo com Ramiro Ortiz, Diretor-Geral da Tetra Pak Iberia, “Há dez anos estabelecemos a meta de reduzir as emissões de carbono da totalidade da nossa cadeia de valor em 2020 aos níveis registados em 2010, assegurando simultaneamente o crescimento dos nossos negócios. Tal resultou numa economia de 12 milhões de toneladas de emissões de GEE até à data. Acreditamos firmemente que, graças ao nosso compromisso para com a inovação e colaboração, nos encontramos no caminho certo para alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões até 2050”.

De acordo com o GHG Protocol Corporate Standard, as emissões de GEE de uma empresa são classificadas em três grupos, de acordo com a respetiva fonte.

As emissões incluídas no grupo 1 correspondem a emissões diretas, provenientes de fontes próprias ou controladas.

As emissões incluídas no grupo 2 correspondem a emissões indiretas, resultantes da geração de energia adquirida.

As emissões incluídas no grupo 3 correspondem a todas as emissões indiretas (não incluídas no grupo 2) geradas ao longo da cadeia de valor da empresa, incluindo emissões a montante e a jusante.

O objetivo da Tetra Pak de alcançar um valor zero de emissões líquidas até 2050 envolve todas as etapas da cadeia de valor, desde as matérias-primas utilizadas ao processamento dos produtos após a respetiva utilização.

A empresa refere que mais de 80% das emissões de GEE da cadeia de valor da empresa são geradas pelos respetivos fornecedores, no âmbito da produção de matérias-primas, e nas instalações dos clientes, em resultado da utilização do equipamento de processamento e embalagem da Tetra Pak.