Na sequência do surto de COVID19 e das medidas de saúde pública resultantes, as empresas de etiquetas têm vindo a tomar medidas para conter o risco para o bem-estar dos seus colaboradores e para a continuidade dos seus negócios.

Juntamente com as associações nacionais e outras associações interessadas, a FINAT tem apoiado os membros da comunidade de rótulos com informação, e com um  webinar (cujas notas podem ser verificadas aqui),para avaliar a situação em toda a Europa e explorar eventuais próximos passos de apoio à indústria.

Medical BagsSoluções para medicina

O diretor-geral da FINAT, Jules Lejeune, comenta: "Vários países declararam explicitamente ou implicitamente rótulos e embalagens como parte essencial da infraestrutura crítica para a cadeia de fornecimento de alimentos e medicamentos. Congratulamo-nos também com as novas "Orientações para a Gestão das Fronteiras" da Comissão Europeia, implementando as Vias Verdes para o transporte essencial de mercadorias. No entanto, aguardamos com expectativa medidas ainda mais concertadas, a nível europeu, para conter o impacto económico desta crise. Na Europa, tanto os governos, as indústrias e os trabalhadores, estamos todos juntos nisto."

Lejeune conclui: "O rótulo europeu e a indústria de rotulagem estão fortemente empenhados em desempenhar o seu papel na infraestrutura crítica. Atualmente, porém, a cadeia de valor dos rótulos enfrenta desafios consideráveis, uma vez que as empresas estão a lutar para acompanhar a procura excessiva a curto prazo, enquanto as empresas estão a lidar com a escassez de mão de obra e com as restrições a disponibilidade de matérias-primas críticas e produtos químicos no processo de fabrico”.

Os rótulos autoadesivos e as embalagens constituem um requisito essencial para um fluxo contínuo de alimentos e produtos médicos. Fazem parte da infraestrutura crítica que é necessária para dominar a crise do COVID19.

A FINAT, fundada em Paris em 1958 com sede em Haia (Países Baixos), é a associação mundial de fabricantes de rótulos autoadesivos e produtos e serviços conexos. Tem mais de 550 membros em mais de 50 países em todo o mundo.