A Oaktree Capital Management vai comprar uma participação de até 40% de ações da BEM Worldwide, que tem três empresas a operar em Portugal, a Mail Boxes Etc., a AlphaGraphics e a PostNet.

O processo vai decorrer ao longo de várias fases e inclui um aumento de capital no valor de 120 milhões de euros.


A MBE conta com uma rede de centros de serviços próprios ou em regime de franquia. Em Portugal são quatro unidades em Lisboa e no Porto, que operam de forma independente.

A MBE posiciona-se como parceiro estratégico na cadeia de valor do cliente, através da oferta de soluções à medida nas áreas de encomendas e logística, focando-se na primeira e última fase do envio, e como fornecedor de soluções personalizadas de impressão e marketing.

Paolo Fiorelli, presidente e CEO da MBE, revela entusiasmo com a chegada da Oaktree. “Temos planos ambiciosos para aumentar ainda mais a posição competitiva da MBE, a sua presença internacional e a sua força financeira nos próximos anos. Para alcançar estes objetivos, procurámos um parceiro de investimento valioso com muita experiência e recursos talentosos. Com a Oaktree encontrámos estes dois elementos”, explica.

Mario Adario, managing director da Oaktree, “a MBE opera em mercados muito promissores e a companhia tem um historial impressionante, uma posição atrativa no mercado e uma equipa diretiva inspiradora. À medida que estes mercados se transformam, vemos uma enorme oportunidade para apoiar a MBE na próxima etapa do seu percurso”.

Neste processo, a MBE contou com a assessoria financeira da Jefferies, assessoria legal da Sidley Austin LLC e da Chiomenti e, em ambas vertentes, da PriceWaterhouseCoopers.

Já a Oaktree contou com a assessoria legal da Shearman & Streling, a assessoria financeira da Ernst & Young e a assessoria em assuntos de mercado do Boston Consulting Group.