A Smurfit Kappa encerrou o último exercício fiscal com um volume de negócios de 9048 milhões de euros, mais 1% do que no ano anterior. O EBITDA ficou nos 1650 milhões de euros, após um aumento de 7% neste exercício, enquanto a margem cresceu 18,2%.

Quanto ao fluxo de caixa (Free Cash Flow), o valor atingiu os 547 milhões de euros em 2019, o que representa um aumento de 11%, enquanto o dividendo final cresceu 12%, atingindo os 80,9 cêntimos por ação.

Tony Smurfit, CEO da Smurfit Kappa, afirmou a este propósito que “2019 representa outro período sólido de vendas e rentabilidade para o Grupo. O nosso objetivo é converter-nos numa empresa globalmente apreciada, que ofereça de forma dinâmica retornos seguros e com valor e os dados obtidos demonstram que vamos no bom caminho. Estamos presentes em 35 países, onde trabalhamos para criar soluções inovadoras, sustentáveis e à base de papel para mais de 65.000 clientes, a quem oferecemos sempre o melhor”.

O próprio fundador da empresa mencionou as duas grandes regiões que movimentam o grosso do negócio da empresa: Europa e América, garantindo que “o negócio europeu continuou a funcionar de forma satisfatória, como demostrou a sua margem EBITDA, que atingiu os 19%, graças ao crescimento da procura, em linha com as nossas expectativas. De facto, o ano foi particularmente bom na Península Ibérica e Europa de Leste. Quanto à nossa atividade na América, a margem EBITDA aumentou 17,5%, em comparação com os 15,7% de 2018, graças a países como a Colômbia, México e Estados Unidos, que tiveram uma atividade financeira sólida durante todo o exercício”.

A Smurfit Kappa realizou até à data um investimento de 700 milhões de euros em aquisições de novas empresas, bem como tecnologia moderna, com o objetivo de poder oferecer mais soluções de embalagem.

“Durante o último ano fortalecemos ainda mais o nosso modelo integrado, concluído com a aquisição da Reparenco, em 2018. Além disso, as nossas aquisições mais recentes em França, Bulgária ou Sérvia ajudaram-nos a melhorar significativamente o nosso negócio e alargam ainda mais o nosso âmbito geográfico. Tal com aconteceu com outras fusões e aquisições anteriores, os novas equipas integraram-se bem e fortaleceram ainda mais a qualidade do grupo”, acrescentou Tony Smurfit.