O Grupo Fedrigoni, produtor de papéis especiais, produtos de embalagem e etiquetas auto-adesivas, completou a aquisição do Grupo Ritrama, um grupo italiano multinacional especializado em produtos autoadesivos.

A conclusão da transação cria o terceiro operador europeu e combina os portefólios de etiquetas da Arconvert e Manter, feitas com papéis especiais, com o conhecimento tecnológico da Ritrama aplicado nos plásticos e filmes autoadesivos.

O nosso segmento das etiquetas sensíveis à pressão, que está já a mostrar resultados muito positivos, será agora maior, mais amplo e mais competitivo – diz Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni – num mercado que continua em expansão em todos os seguimentos e geografias, a um nível global. A Ritrama tem um DNA saudável, verdadeiramente italiano, no entanto internacional, tal como nós”.

O Grupo Fedrigoni continuará a investir na Arconvert e na Ritrama, produtos autoadesivos de alto valor acrescentado. O portfolio de soluções estará já disponível na Drupa 2020, a mais importante feira comercial no mundo das impressões tecnológicas.

“Estamos muito orgulhosos que a perícia da Arconvert e Ritrama, forneça aos nossos clientes um conjunto incomparável de soluções que lhes permitirá oferecer a próxima geração de etiquetas sensíveis à pressão para decoração de embalagens – acrescenta Fulvio Cappussottu – Vice Presidente Executivo da Unidade de Negócios das Etiquetas Sensíveis à Pressão do Grupo Fedrigoni – A unidade de PSL (pressure sensitive labels) é um líder nas soluções de etiquetas de valor acrescentado, e com a Ritrama estamos a cumprir ainda mais esta visão”.

A Ritrama terminou o ano a 31 de dezembro de 2018, com um total de €400 milhões em receitas, que junto com os resultados de € 1,2 biliões da Fedrigoni, no mesmo período, totaliza um valor combinado de aproximadamente €1,6 biliões, e posiciona o grupo entre os maiores operadores globais no campo dos papéis especiais para embalagem e etiquetas sensíveis à pressão.

Com cerca de 3000 funcionários em 16 localidades em Itália, Espanha, Brasil e Estados Unidos, e com mais de 25 000 referências no seu catálogo, a Fedrigoni vende e distribui em 130 países ao redor do mundo. A Fedrigoni é também dona da marca e unidade de produção Fabriano, a qual criou os fine papers Michelangelo e Beethoven.

Com sede em Caponago, Itália, a Ritrama mantém instalações de tecnologia R&D de ponta, com uma avançada unidade de produção. Opera 7 fábricas em Itália, Espanha, Reino Unido, Chile e China. A Ritrama gere também 10 centros de corte e distribuição na Colômbia, Brasil, Caraíbas, Perú, Equador, Costa Rica, Guatemala, Polónia e África do Sul, com aproximadamente 1100 funcionários.