Já estão disponíveis as primeiras diretrizes de reciclabilidade, que dão orientações concretas para os designers garantirem que a funcionalidade anda de mãos dadas com a reciclabilidade, na altura do design das embalagens.
O uso de papel para fins de embalagem está a crescer devido ao seu desempenho ambiental, e também devido ao crescimento do comércio eletrónico e serviços de entrega. Há uma forte expectativa dos consumidores, marcas e retalhistas por ter material de embalagem reciclável. Aliás, a taxa de reciclagem de embalagens de 85% já foi alcançada e a cadeia de valor de papel continua a melhorar.
A fim de atingir metas de reciclagem ainda maiores, ampliando a funcionalidade das embalagens baseadas em papel, é importante começar a partir da fase de projeto, considerando tanto o propósito pretendido quanto o fim da vida.
As diretrizes de reciclabilidade - desenvolvidas pela Cepi, CITPA, ACE e FEFCO - dão orientações concretas para os designers garantirem que a funcionalidade anda de mãos dadas com a reciclabilidade.
"Os retalhistas e as marcas que exploram novas soluções baseadas em fibras querem ver as embalagens de volta ao circuito após o uso. Com as diretrizes, a cadeia de valor de papel e cartão dá a resposta sobre o que isso significa e exige na prática.
Neste espírito a Cepi co-lançou a nova aliança 4evergreen, juntamente com mais de 30 empresas a 20 de novembro. O objetivo da aliança é impulsionar a contribuição das embalagens à base de fibra para uma economia circular e sustentável que minimize o impacto climático e ambiental", comentou Ulrich Leberle, Diretor de Matérias-Primas da Cepi.
Neste contexto, as novas orientações europeias pretendem tornar-se no documento de referência para saber mais sobre as implicações de determinadas etapas de conversão sobre a reciclabilidade das embalagens utilizadas em papel.
Os signatários do documento esperam que ajam como uma fonte de inspiração para a inovação e a introdução de novas técnicas. Estão convencidos de que uma consciência generalizada entre a cadeia de valor (incluindo retalhistas e marcas) pode realmente melhorar a reciclabilidade dos produtos. Eles também acreditam que as diretrizes ajudarão a dar resposta aos protocolos e requisitos nacionais e fechar mais a circularidade da indústria.